Comunicação Técnica

O que é Comunicação Técnica

A comunicação técnica é uma área abrangente que se refere a elaboração de material técnico com o intuito de instruir e auxiliar às pessoas na forma de utilizar produtos, serviços e equipamentos. Podemos usar o termo comunicação técnica nas seguintes situações:

  • Comunicação sobre assuntos técnicos como aplicativos para computador, manuais de equipamentos, procedimentos e relatórios técnicos.

  • Material elaborado utilizando tecnologia como páginas web, arquivos de ajuda online, ou páginas de redes sociais.

  • Elaboração de instruções de procedimentos de como executar uma tarefa independente da dificuldade ou da ferramenta utilizada.

Serviços que executamos

Prestamos serviços de comunicação técnica na área de elaboração e revisão de documentos técnicos. A nossa competência é a habilidade de transformar informação complicada, em informação clara, concisa e facilmente compreensível. Produzimos conteúdo técnico de:

  • Manual de operação

  • Manual de usuário

  • Guia de referência rápida

  • Material técnico de suporte a marketing e vendas

  • Material para treinamento

  • Conteúdo técnico para arquivo de ajuda online

  • Especificação técnica

  • Posts educacionais e informativos

  • Documentação para API

  • Tutoriais e artigos de como fazer

  • Descritivos de produtos e serviços para comércio eletrônico.

Os nossos profissionais possuem conhecimento técnico de engenharia eletrônica e desenvolvimento de software. Elaboramos conteúdo técnico para softwares, equipamentos ou, produtos.

Porque é necessário ter um manual para o produto

  • Para aumentar a eficiência na utilização do produto.

  • Para aumentar a satisfação e fidelidade do cliente.

  • Para reduzir o número de chamados de suporte.

  • Para trazer segurança e credibilidade, porque o cliente antes de adquirir um produto faz uma pesquisa de mercado e o Manual é uma forma de marketing de venda, onde o cliente pode conhecer o produto antes da aquisição.

Porque contratar um technical writer

  • Para algumas empresas é muito difícil encaixar no planejamento a atividade de elaboração do manual do produto.

  • Existem prioridades que são mais urgentes do que o manual.

  • As informações obtidas das equipes técnicas normalmente são listas de tarefas para serem seguidas, mas falham na parte da informação de como a tarefa deve ser executada.

  • A pessoa designada para escrever o manual na empresa não consegue abordar o assunto objetivamente, devido a familiaridade com o assunto, o que dificulta a descrição dos procedimentos.

  • O responsável por escrever o manual fica reescrevendo o rascunho sem nunca terminar, porque o produto está continuamente evoluindo e sofrendo melhorias, durante o processo de desenvolvimento.

  • Redução de custos, normalmente a empresa não necessita ter um profissional na área de documentação, durante todo o período de desenvolvimento do produto. A necessidade de escrever um manual ocorre em momentos cíclicos, por isto a contratação de profissional terceirizado é uma solução para este problema.

Formas de prestação de serviço

  • Elaboramos um novo Manual de acordo com os requisitos do produto de sua empresa.

  • Revisamos um Manual já existente.

  • Atuamos como consultor in-company por um conjunto de horas por mês.

Exemplos de Manual

Acesse exemplos de manual produzidos pela Romar:

Manual de Introdução ao Scrum

O Manual de Introdução ao Scrum descreve a história da criação, da metodologia, a organização os eventos e artefatos do Scrum.

Manual de Usuário do OneNote

O Manual de Usuário do OneNote é um exemplo do início do primeiro capítulo do Manual de Usuário do OneNote.

Para conhecer exemplos de posts e tutoriais técnicos produzidos pela Romar visite o Blog da Romar.

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